domingo, 3 de junho de 2007

Desmistificação 2 - Gótico


Heil a todas as almas!

Agora esclarecendo um pouco a terminologia GÓTICO:

Para começar, um verdadeiro gótico nunca se afirma como tal, quem se afirma como tal é de uma forma geral chamado de Poseur, e isso sim é um grande insulto para qualquer gótico

Poseur – é um insulto, uma pessoa sem personalidade que se tenta identificar com algo que não é, só para manter as aparências, e para sentir que pertence a um grupo, uma nulidade humana, por assim dizer.

De uma forma geral o verdadeiro Gótico é uma pessoa como outra qualquer, apenas com alguns gostos mais requintados no que toca a historia, inspira-se um pouco no estilo vitoriano, vive apaixonado pela sua melancolia e pela mística dessa era, é também apaixonado por vampiros, seres místicos e por sombrios contos de fadas, bruxas, florestas, castelos, cânticos e episódios da vida celta etc.…

Baseando-se um pouco nestes gostos, na musica clássica e nas fortes batidas do rock e do metal, também é frequente um gosto um pouco mais mórbido pelo Dark Folk, (na gíria, musica de cemitério) e ainda nas melódicas vozes de opera ou cânticos celtas.

Muitas vezes é também associado a este estilo o culto a lua e ao misticismo, o gosto pelo oculto, apesar da igreja católica ter também um certo peso, podemos encontrar neste estilo pessoas de muitas crenças e religiões, engane-se quem pensa que os góticos são satânicos, um gótico não é obrigatoriamente satânico, cada um tem a sua própria religião. Há góticos cristãos, pagãos, ateus,.....satânicos, tal como acontece noutras culturas.

Uma das coisas que caracteriza este estilo é a atracção pela morte. O que leva as pessoas a interessarem-se pelo oculto, a perguntarem-se se há algo para além disto, a adoptarem esta ou aquela religião.

Os góticos não amam a morte, os góticos são pessoas que não têm medo de olhar para os aspectos menos positivos da vida. Incluindo a morte, pois estão consciencializados com ela, embora para a massa populacional a morte seja ainda um Tabu por vezes impensável.... pena que seja tão certa…

Se tiverem algo a acrescentar postem as vossas ideias, até porque estas são apenas as minhas palavras...

Kiss to you all * + * + *

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Catarina, deste lado é o João, falámos na 4a dps de Ambiente, recordas-te? Por causa da tua apresentação sobre "Grandes Apresentações em PPT" (seria mesmo este o título). Este comentário n tem a ver com o site, tem a ver com que eu distraídamente perdi o teu mail e axei que este era uma forma de te contactar visto n encontrar o teu mails nos dois teus blogs que visitei se receberes isto manda resposta para joaombapsousa@gmail.com com o trab e atempadamente te respondo. Já agora o blog do mentorado é mentoradofpce0708.blogs.sapo.pt
Se kiseres podes apagar este comment, como n tem a ver co o blog.
Saudações
J

Gamma disse...

Um gótico nunca afirma que o é? Lógica paradoxal a ser usada aí, hem? =P

Como é que um gótico nunca é quem o diz que é? Alguém que seja gótico/a, não o pode afirmar? Podias explicar isso melhor?

Para mim, um gótico, é um nerd. Um geek. Mas de coisas específicas, tal como as que explicaste.